Lâmpadas brancas ou amarelas: qual escolher?


Confira as vantagens de cada modelo

Você sabe por que existem lâmpadas amarelas e brancas?

Existe essa variação devido a temperatura de cor das lâmpadas que é medida em escala kelvin. De acordo com essa variação de temperatura, a lâmpada pode ser mais fria ou mais quente variando a graduação do vermelho para o azul, porém usamos somente um espectro que vai do branco ao amarelo.

As lâmpadas amareladas iluminam de forma parecida com a luz do sol e são mais aconchegantes, já as luzes frias ou brancas são ótimas para locais em que precisamos enxergar tudo com muita clareza como escritórios, cozinhas entre outros.

Para um quarto com vários ambientes é interessante pensar em uma iluminação específica para cada um deles, podendo usar iluminação direta e indireta em pontos específicos de destaque.

A luz amarela e indireta, por exemplo é o que traz o ar de aconchego no quarto: ela deve ser apontada para perto da cama, onde a pessoa se aconchega para ler um livro e descansar.

As luzes brancas e diretas podem ser usadas diretamente para focar em objetos de decoração, por exemplo, numa mesinha utilizada como bancada para estudar ou trabalhar.

Cada ambiente se torna único quando a iluminação é utilizada de maneira correta e eficaz.

Conforme falamos anteriormente no blog, banheiros e cozinhas demandam uma iluminação direta e clara. Quartos e sala de estar podem receber uma claridade mais difusa, em tons amarelados e quentes. Tudo depende do gosto do morador.

Muitas vezes, o espaço que você considera desconfortável na sua casa só está mal iluminado. É fundamental que cada ambiente seja planejado para transmitir a sensação correta: tranquilidade e relaxamento com cores mais quentes utilizadas em quartos e salas de estar e cores mais claras, frias em ambientes que requerem uma iluminação mais forte como cozinhas e banheiros.

É importante observar, desde os primeiros projetos, que distribuir pontos de iluminação a esmo não é eficaz. Além de aumentar a conta de luz, é importante saber quais são os hábitos dos moradores, os horários que eles utilizam os cômodos e o que eles esperam de cada ambiente para, aí sim, escolher onde os pontos de iluminação são necessários e qual a intensidade da lâmpada será utilizada.

A luz solar também deve ser levada em consideração na hora de elaborar um projeto. Investir em grandes janelas, claraboias e portas de vidro são grandes aliadas na economia e na hora de obter claridade.

Para todos os projetos, a Altena oferece spots e trilhos eletrificados que levam luz e design para todos os ambientes, sem diminuir o pé direito e promovendo a economia. Com a utilização dos trilhos, é possível apontar a iluminação para onde for preciso.

Entre em contato e saiba mais, teremos sempre uma opção ideal para o seu ambiente.