IRC – o que é e suas aplicações


O Índice de reprodução de cor (ICR) é muito utilizado em projetos de iluminação

O IRC (Índice de Reprodução de Cor) é uma medida quantitativa da habilidade de uma fonte luminosa de revelar as cores de vários objetos de forma fiel em comparação com uma luz natural.  Essa escala vai de 0 a 100% e fontes luminosas com um alto IRC são fundamentais para aplicações onde as cores são essenciais como restaurações artísticas, hospitais, centros de estética, exposição de artes, vitrines de lojas e outros ambientes.

O valor mais alto, de 80 a 100%, indica que a fonte luminosa é idêntica à luz solar e representa fielmente as cores de um objeto.

Ao longo da história, fotógrafos, projetistas e pintores usaram sempre a luz do sol como referência para seus trabalhos com o objetivo de retratar paisagens e objetos da forma mais fiel e realista possível. Algumas lâmpadas com uma iluminação maior e mais eficiente surgiram da necessidade de reproduzir a luz solar em ambientes escuros, pouco iluminados ou noturnos.

Várias empresas de iluminação buscam oferecer aos clientes um sistema de iluminação que atenda às suas necessidades. Escolas, hospitais e supermercados requerem uma iluminação diferente de livrarias, lugares para repouso, meditação e quartos entre outros ambientes. As cores das frutas em um supermercado tornam-se mais atrativas quando expostas à uma luz mais forte. Peças de arte em exposição também ganham destaque dessa forma.

Em lojas de roupas, por exemplo, é comum que as cores das roupas pareçam diferentes nas vitrines, no provador e no dia a dia. Um vestido que parecia laranja na vitrine da loja pode ter na verdade um tom mais avermelhado caso não haja iluminação correta e o cliente só vai descobrir isso ao chegar em casa, causando um incômodo desnecessário.

Outro exemplo são os salões de beleza. O uso das cores é uma atividade diária nas colorações de cabelo, maquiagem e esmaltes. Uma iluminação fraca pode causar problemas ao combinar as cores e uma maquiagem que poderia ser maravilhosa acaba se tornando um pesadelo.
Surge daí a necessidade de procurar uma iluminação eficiente para comércios e salões de beleza, estúdios e outros ambientes onde o uso de cores é fundamental.

Uma boa iluminação solar ou com dispositivos semelhantes à luz solar ajudam a distinguir as cores, seus tons e nuances, tornando-os mais naturais e atrativos. Para atingir tal iluminação as lâmpadas mais modernas possuem o índice de reprodução de cor nas embalagens.

No mercado é possível encontrar lâmpadas em várias cores, intensidades e temperaturas com infinitas finalidades. Antes de dar andamento ao seu projeto, reserve alguns minutinhos do seu tempo para planejar o melhor tipo de iluminação: onde serão colocadas as lâmpadas com spots, em qual horário o ambiente recebe iluminação solar, qual objeto merece destaque na decoração e exibição. Detalhes como estes fazem toda a diferença no projeto final.

A Altena oferece spots ideais para qualquer tipo de projeto. Entre em contato com a nossa equipe e obtenha o que há de mais moderno no ramo de iluminação.