Iluminação sala de estar e jantar: como fazer?


Confira algumas dicas

A iluminação correta de um ambiente é de extrema importância e deve ser planejada a fim de deixar os espaços confortáveis e funcionais. Conforme falamos anteriormente no blog, algumas vezes, a luz utilizada é ineficaz. A luz branca, por exemplo, é utilizada normalmente em banheiros e cozinhas, ambientes onde é necessário uma iluminação mais intensa para executar tarefas como cozinhar ou se maquiar.

Já salas de estar, por exemplo, merecem a utilização de lâmpadas amarelas e quentes. Elas deixam o ambiente mais confortável. É comum a utilização de luminárias de mesa, abajures e outras ferramentas para iluminar esses ambientes que são normalmente utilizados para assistir TV, ler ou simplesmente relaxar.

Salas de jantar devem ter uma iluminação intermediária. Almoçar ou jantar no escuro não é interessante, mas também um espaço muito claro pode deixar as pessoas incomodadas. Invista em um espaço iluminado, porém sem exageros. Um lustre acima da mesa central pode ser uma boa pedida e pequenos pontos de luz na mesa lateral deixa o ambiente muito mais elegante.

A utilização de spots destaca objetos utilizados na decoração dos ambientes como quadros, o projeto arquitetônico, coleções e tudo mais que os moradores queiram exibir. É importante levar em consideração a luz natural do ambiente e procurar mesclar a iluminação natural com a artificial.

Muitas vezes, a divisão entre as salas de estar e salas de jantar é feita apenas utilizando a luz. Com o trilho eletrificado da Altena, essa divisão fica mais fácil.

Projeto do @brunomoraesarquitetura trazendo um toque charmoso e contemporâneo

Algumas das vantagens de utilizar os spots na iluminação destes espaços é a economia e o charme que eles trazem. Ao investir em lâmpadas de LED, a economia na conta de luz é muito grande além das lâmpadas serem duradouras e não oferecerem problemas como super aquecimento.

Os spots da Altena são charmosos e garantem mobilidade ao projeto. Na versão fosco, eles não refletem a luz e podem ser utilizados em todos os ambientes. Caso haja mudanças na disposição dos móveis ou objetos, o spot pode ser direcionado para acompanhar essas mudanças.

A delimitação dos espaços também pode ser feita com o trilho eletrificado da Altena que funciona muito bem nessas situações. É importante lembrar que o tamanho desses espaços não importam: com a iluminação correta, os ambientes pequenos parecerem maiores e ambientes muito grandes podem parecer menores e mais intimistas.

A Altena oferece uma variedade de spots em diferentes tonalidades e modelos.
Um deles se encaixa perfeitamente no seu projeto.
Também oferecemos trilhos eletrificados para sua comodidade.
Entre em contato com a gente e saiba mais!