Iluminação para um atelier


O que considerar?

O atelier é um estúdio muitas vezes utilizado para criar arte. Seja ela desenhada, pintada ou costurada. Existem ateliers de desenho, arquitetura, alta costura, maquiagem e outras áreas. Todos eles, porém, têm algo em comum: precisam de uma iluminação adequada.

A palavra é de origem francesa e significa oficina. Por se tratar de um espaço artístico, a iluminação é uma ferramenta fundamental para os artistas e suas criações.

Confira algumas dicas para melhorar o uso desse ambiente:

Aposte em prateleiras

Deixe tudo o que você for precisar ao alcance das mãos. As prateleiras, além de práticas, ainda deixam o espaço mais bem organizado e os seus materiais de trabalho ainda funcionam como peças de decoração.

Pinte as paredes com cores claras

Além de aumentarem o ambiente, cores claras facilitam a iluminação. Aposte em tons pastéis, tons de cinza ou cores em degradê.

Solução certeira de iluminação encontrada pela @panapanaestudio para esse escritório de Arte

Quadros na paredes

Se você desenha, pense em enquadrar algumas das suas artes favoritas. Além de servir como decoração, vira um portfólio do seu trabalho e ainda funciona como inspiração. Essa dica funciona também caso você seja maquiador ou cabeleireiro. Para quem desenha e costura roupas, vale a pena investir em quadros e fotos dos modelos produzidos.

Utilize espelhos

Os espelhos são um ótimo truque para fazer com que o ambiente pareça maior além de iluminar o ambiente, já que eles refletem a luz.

Procure investir em um ambiente silencioso

Criar demanda paciência, atenção e silêncio. É fundamental que o lugar seja silencioso e deixe os ruídos do trânsito ou de obras lá fora. Se o espaço for na sua casa, é preciso contar com a colaboração dos outros moradores para manter o silêncio além de não incomodar quando o artista estiver trabalhando. Com organização e bom senso, é possível criar o espaço certo.

Pense no conforto

O seu conforto e o conforto de possíveis clientes deve ser levado em consideração. Invista em poltronas ou cadeiras profissionais para manter a postura e tornar o ambiente mais acolhedor.

Invista na iluminação

Não importa qual a área do artista que irá utilizar o atelier, todos eles irão precisar de luz em abundância. Caso seja possível, procure utilizar a luz natural. Além de garantir economia, a luz natural dá um charme a mais. Complemente a iluminação com a luz artificial: estude o local e decida onde a iluminação deve ser mais intensa a fim de auxiliar o trabalho. Aposte em spots e nos trilhos eletrificados da Altena: com eles, você pode mover os pontos de luz para onde precisar sem sujeira ou obras.

Confira os produtos da Altena.
Um deles se encaixa perfeitamente no seu projeto.
Entre em contato com a gente e saiba mais!