Iluminação para estúdios de desenho


Saiba do que você precisa

Com certeza você já leu uma história em quadrinhos ou ficou fascinado com uma ilustração nos livros. Vestiu roupas desenhadas por estilistas. Encontrou papéis de parede e outros objetos com estampas feitas sob medida. Saiba que por trás de todas essas ilustrações, muitas vezes, existe um profissional dedicado e com técnica aperfeiçoada para conseguir encantar com desenhos e outras ferramentas.

Se o estúdio é em casa ou em uma empresa, pouco importa. O que é realmente necessário é que o espaço seja acústico, confortável e bem iluminado. É a iluminação desse ambiente que precisa ser projetada com dedicação a fim de proporcionar um espaço ideal para o desenvolvimento do trabalho do desenhista.

Soluções para um ambiente dinâmico e seus detalhes pelo Estúdio Panapaná

Mas como fazer isso? Conforme falamos anteriormente no blog, a iluminação de um estúdio de desenho é parecida, senão igual, a iluminação de um estúdio fotográfico. Utilizar uma luz contínua, de alta intensidade, é fundamental. É importante que a luz não sofra variação quando o dia é cinzento ou quando o dia está ensolarado. A luz deve ser sempre a mesma e com a mesma constância.

A Altena oferece spots para lâmpadas de LED que podem ser instaladas em um trilho eletrificado, que leva luz onde você precisar. Em um estúdio de desenho, é interessante que a iluminação natural seja bem utilizada com grandes janelas, claraboias e que a luz artificial seja a mais fiel possível à luz do sol. Dessa forma, o artista não perde o traço e o trabalho dele se torna mais eficiente.

Mudar o espaço de acordo com os projetos elaborados pelo artista traz inspiração e pode ajudar com algum bloqueio criativo. Com os spots da Altena, caso haja alteração na distribuição dos móveis, a luz pode ser movimentada de acordo com a necessidade do desenhista utilizando o trilho eletrificado da Altena.

Algumas das vantagens do trilho eletrificado combinado com os spots num estúdio de desenho são:

  • Você só precisa ter um ponto de luz no teto;
  • O trilho eletrificado não reduz a altura do seu pé-direito (altura do piso ao teto);
  • Você distribui pontos de luz pelo ambiente sem obra e sem sujeira;
  • A iluminação pode ser instalada logo após a mudança;
  • Sua iluminação fica flexível, você pode mover e apontar o ponto de luz – ou os pontos de luz – para onde desejar. Isso quer dizer que se você precisar de iluminação em locais diferente, você pode movimentar seus spots para onde eles forem necessários.

Precisa de um projeto de iluminação no seu estúdio?
Invista em produtos da Altena e garanta qualidade nos seus trabalhos.
Entre em contato com a gente e saiba mais sobre nossos produtos!