Dicas para adaptar a casa para a terceira idade


No dia dos avós, saiba como prevenir acidentes

Hoje é o dia dos avós, data comemorada no Brasil e em Portugal. Desde 2003 o Estatuto do Idoso reúne os direitos da pessoa idosa. Em resumo, o Estatuto estabelece a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do governo em assegurar ao idoso o direito à vida, à saúde, à alimentação, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

A queda é uma das maiores causas de acidentes na terceira idade. O equilíbrio se torna comprometido devido a uma série de fatores, entre eles o sedentarismo e a fraqueza muscular. O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país. E esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, divulgada em 2018 pelo IBGE.

Por causa desses motivos, é fundamental e obrigatório que lares de repouso, academias, hotéis e outros ambientes que recebem pessoas com mais de 60 anos sejam equipados a fim de oferecer uma estadia confortável e digna para essa população.

Confira algumas dicas para manter o ambiente seguro para vovôs e vovós:

Instale corrimãos nas escadas

As escadas são as grandes vilãs das quedas em casas ou em outros ambientes. Ao instalar corrimãos seguros e com a altura ideal, você oferece um apoio ao idoso para subir e descer sem perder o equilíbrio e com mais segurança.

Coloque barras de apoio nos banheiros

Para garantir a segurança e a independência dos idosos na hora de cuidar da própria higiene, é fundamental que o banheiro esteja de acordo com as normas estabelecidas de segurança, com barras de apoio que atuam na prevenção de acidentes.

Invista em pisos antiderrapantes

Carpetes soltos e tapetes devem ser evitados. O ideal é que se invista em pisos como cerâmicas, com textura tátil e pisos emborrachados que evitam tropeços e quedas.

Forneça uma boa iluminação

Com a idade mais avançada, muitas vezes a visão dos idosos fica comprometida. Daí a importância de fornecer uma luz abundante, clara e uniforme para facilitar a vida dos vovôs. Uma boa iluminação auxilia na locomoção, limpeza e previne acidentes. A claridade pode ser fornecida através da luz natural com amplas janelas, mas também pode ser alcançada através de iluminação artificial com lâmpadas e spots.

Foto: @ga.bo_arquitetura

Procure os spots da Altena

Nossos spots combinam com todos os ambientes e podem ser utilizados para diversas finalidades. Por serem móveis, fornecem uma iluminação que pode ser movimentada conforme a necessidade da família. Vários spots com diferentes variações de luminosidade garantem um ambiente ideal para o ambiente.

Confira os produtos da Altena.
Um deles se encaixa perfeitamente no seu projeto.
Entre em contato com a gente e saiba mais!