Dicas de iluminação em restaurantes


Confira alguns truques

Restaurantes, bares e outros comércios que trabalham com comida sabem que a venda começa muito antes do cliente adquirir o produto: é fundamental que eles primeiro ‘comam’ com os olhos.

Uma vitrine, bancada ou mesmo uma mesa com alimentos e petiscos expostos para degustação precisa, além de ser bem planejada e bem abastecida, ser também bem iluminada. Uma vitrine iluminada torna os produtos mais atrativos.

Conforme falamos anteriormente no blog, o IRC (Índice de Reprodução de Cor) é uma medida quantitativa da habilidade de uma fonte luminosa de revelar as cores de vários objetos de forma fiel em comparação com uma luz natural.  Essa escala vai de 0 a 100% e fontes luminosas com um alto IRC são fundamentais para aplicações onde as cores são essenciais como restaurações artísticas, hospitais, centros de estética, exposição de artes, vitrines de lojas e outros ambientes.

O valor mais alto, de 80 a 100%, indica que a fonte luminosa é idêntica à luz solar e representa fielmente as cores de um objeto. As cores das frutas em uma mesa, por exemplo, tornam-se mais atrativas quando expostas à uma luz mais forte.

Uma boa iluminação solar ou com dispositivos semelhantes à luz solar ajudam a distinguir as cores, seus tons e nuances, tornando-os mais naturais e atrativos. Para atingir tal iluminação as lâmpadas mais modernas possuem o índice de reprodução de cor nas embalagens. Nas padarias e lojas de doces, por exemplo, é normal que a luz seja mais forte para atrair os olhares para a comida.

Confira algumas dicas para deixar seu restaurante mais atraente:

Invista em espaços separados

Os pontos de luz, quando utilizado em trilhos eletrificados como os da Altena, podem delimitar o espaço que é para comer e o espaço onde se pede a comida, por exemplo. Procure manter um ambiente mais acolhedor com uma luz mais amarelada onde as pessoas se sentam e uma luz mais clara onde as pessoas escolhem seus pratos. É possível utilizar vários spots de diferentes intensidades no mesmo trilho.

Procure lâmpadas mais intensas na cozinha e nas vitrines

Evidencie uma prateleira com doces ao apontar uma luz bem clara para ela. As cores e as formas da comida ficarão mais atraentes para quem passa pelo local, funcionando como um chamariz e um cartão de visitas.

Aproveite a luz solar

Invista em grandes janelas e portas de vidro. Prefira, no entanto, que o ambiente seja fechado para manter a temperatura e evitar a entrada de insetos.

Conheça o seu público

Se o seu restaurante servir comida rápida, para viagem, invista em cores mais claras que transmitem essa pressa. Se o intuito é que o ambiente seja aconchegante e acolhedor, prefira cores quentes.

Confira os produtos da Altena.
Um deles se encaixa perfeitamente no seu projeto.
Entre em contato com a gente e saiba mais!