A importância da luz para a leitura


Aposte no ambiente claro

Ler é uma atividade muito importante que ajuda a melhorar a memória, a aprender novas palavras, viver novas experiências e ter mais empatia. Para ler com clareza e não prejudicar a saúde dos olhos, no entanto, é importante investir em uma boa iluminação.

Alguns truques de iluminação podem transformar a cara dos ambientes, deixando-os mais modernos, diferentes e convidativos. Confira algumas dicas que separamos para você:

Aproveite a luz do sol

Muitas vezes, uma cortina escura ou um móvel no local inadequado barra a entrada da luz solar e o lugar que seria um ótimo ambiente para leitura, acaba ficando escuro e sem vida. Estude onde a luz do sol bate e dê preferência para essa luz natural, investindo em almofadas ou poltronas posicionadas na claridade.

Ilumine pontos específicos

Tem uma prateleira cheia de livros incríveis? Faça dessa peça o centro das atenções com as lâmpadas voltadas para ela. Essa técnica funciona também em clínicas odontológicas, escritórios e salões de beleza pois é possível dar destaque para diplomas e certificados de cursos que estão pendurados nas paredes.

Também é interessante colocar em evidência detalhes arquitetônicos como texturas das paredes ou acabamentos em gesso no teto entre outros.

Deixe os ambientes mais confortáveis com iluminação adequada

Já parou para pensar por que alguns ambientes da sua casa são desconfortáveis ou pouco convidativos? Talvez, o problema seja a iluminação: luzes muito claras usadas em ambientes de descanso causam o efeito contrário e pouca iluminação em ambientes de estudo deixam os olhos cansados. Com o uso de lâmpadas com a intensidade correta, é possível gerar economia e conforto.

Amplie o ambiente com spots de luz

A iluminação cumpre seu papel funcional e estético quando bem instalada. É possível fazer uma sala parecer maior, por exemplo, aumentando os focos de luz do ambiente. O trilho eletrificado da Altena pode ser instalado diretamente no teto, não reduz o pé direito da casa e permite uma iluminação flexível com vários spots móveis.

Você pode mover e apontar o ponto de luz para onde desejar, sempre que quiser mudar.

Iluminação que vem de dentro

Uma dica chique e fácil de fazer é instalar spots de luz dentro ou perto de armários, guarda-roupas e prateleiras. A iluminação vai ajudar na hora de escolher as roupas, as louças e até que livro ler. Uma prateleira de livros, coleções e outros objetos bem iluminada destaca o bom gosto do dono do ambiente.

Deixe a sua casa com a iluminação correta para manter a saúde dos seus olhos e trazer a iluminação ideal para cada cantinho. Entre em contato e saiba mais, teremos sempre uma opção ideal para o seu ambiente.