A iluminação perfeita para a sua cozinha


Deixe o ambiente mais agradável

Nos tempos de pandemia as pessoas têm passado mais tempo em casa, trabalhando em esquema home office (saiba como montar um espeço de trabalho dentro de casa no nosso blog) e preparando sua própria comida. É comum que, com esse tempo extra em casa, as pessoas percebam que o ambiente poderia ser um pouco melhor.

Cozinhar ou lavar a louça em uma cozinha escura, mal iluminada ou sombria é uma tarefa muito complicada. É importante ver a qualidade das verduras, frutas e legumes, ver o quanto a faca está afiada para cortar um ingrediente ou ter certeza de que a louça e a cozinha estão bem limpas.

Algumas cozinhas, no entanto, por falta de planejamento, espaço ou por outros motivos são escuras. É importante, caso vá construir ou planejar um projeto, lembrar sempre que a cozinha, assim como o banheiro, são os ambientes que mais precisam de luz em uma casa.

Mas o que fazer se minha cozinha é escura e não posso fazer uma reforma nesse momento? Confira algumas dicas que separamos para você:

Aposte em paredes claras

O branco, bege, cinza e tons de nude podem até ser escolhas duvidosas para usar num ambiente onde molhos e outros ingredientes possam manchar as paredes, porém, cores claras ajudam a clarear o ambiente. A geladeira e os outros eletrodomésticos podem seguir o mesmo padrão de cores claras.

Instale uma claraboia

Caso não more em apartamento, é possível fazer uma entrada de luz no teto, a famosa claraboia. É preciso, porém, ter alguns cuidados, como contratar uma equipe responsável para realizar a tarefa.

Deixe os armários claros

Assim como as paredes, investir em móveis e eletrodomésticos claros faz toda a diferença. Existem no mercado diversos modelos de mesas, cadeiras e armários com tonalidades claras, ou você pode arriscar pintá-los da cor que preferir.

Evite utilizar cortinas

Se há na cozinha apenas uma janela, é ideal que nada fique em seu caminho para que ela cumpra com seu papel de iluminação e ventilação. O mesmo serve para eletrodomésticos: mova a direção deles para que eles não cubram a fonte de luz.

Invista na iluminação artificial

Poucas coisas substituem a luz natural, mas uma iluminação artificial estratégica pode fazer toda a diferença. Aposte em LampLeds frias, que são claras e duradouras. Caso deseje utilizar luminárias, atente-se à segurança: procure mantê-la longe de fontes de calor e prefira utilizá-la em cima da mesa de jantar para dar aquele charme.

Espalhe pontos de luz

Os spots da Altena, além de elegantes e charmosos, cumprem com a função de iluminar o ambiente sem precisar de grandes obras. Você pode espalhá-los por toda a cozinha para iluminar todos os cantos. Alguns pontos estratégicos são perto do fogão ou cooktop, acima da mesa de jantar e bancada, para que haja sempre iluminação necessária para comer, cozinhar e preparar os alimentos.

A Altena oferece uma variedade de spots em diferentes tonalidades e modelos.
Um deles se encaixa perfeitamente na sua cozinha.

Também oferecemos trilhos eletrificados para sua comodidade.
Entre em contato com a gente e saiba mais!