Iluminação em provadores


Saiba como utilizar a luz ao seu favor

Você já deve ter experimentado uma roupa no provador, levado para casa e, ao vesti-la novamente no seu quarto, percebeu que a cor não era aquela que você tinha imaginado. Parte disso se deve ao fato de a iluminação utilizada em vestiários ser diferente daquela que você tem em casa.

O ideal é que você vista a peça e já tenha em mente que a cor pode variar dependendo da incidência da luz. Conforme falamos anteriormente no blog, o IRC (Índice de Reprodução de Cor) é uma medida quantitativa da habilidade de uma fonte luminosa de revelar as cores de vários objetos de forma fiel em comparação com uma luz natural.  Essa escala vai de 0 a 100% e fontes luminosas com um alto IRC são fundamentais para aplicações onde as cores são essenciais como restaurações artísticas, hospitais, centros de estética, exposição de artes, vitrines de lojas e outros ambientes. O valor mais alto, de 80 a 100%, indica que a fonte luminosa é idêntica à luz solar e representa fielmente as cores de um objeto.

A iluminação incorreta pode fazer com que os clientes desistam de levar uma peça ou até que se arrependam da compra ao provarem a roupa com outra iluminação. Para evitar que isso aconteça é preciso investir em um projeto de iluminação que atenda às suas necessidades.

Confira algumas dicas para melhorar a iluminação dos provadores da sua loja e consequentemente agradar seus clientes e aumentar suas vendas:

Invista em paredes claras
Além de um (ou mais) espelhos grandes, é interessante que as paredes tenham cores claras ou tons pastéis que reflitam a luz. Dessa forma, o ambiente fica mais iluminado e é mais fácil perceber a cor real das peças.

Espalhe pontos de luz ao redor do espelho
A luz deve estar voltada para a pessoa que está provando a peça de roupa ou outros acessórios. Grande parte da decisão de comprar ou não é tomada dentro do vestiário, por isso é fundamental que a iluminação favoreça todos os pontos fortes do cliente e evidencie as cores do produto.

Evite luzes acima da cabeça do client
A luz que vem de cima prejudica o visual como um todo por projetar sombras no rosto do cliente, que pode ainda se preocupar com o penteado ou com a maquiagem ao invés de manter a atenção nas roupas.

@studiocazza

Invista em lâmpadas de LED e Spots

As lâmpadas de LED duram mais, oferecem uma iluminação abundante e não aquecem. Aliadas ao uso dos spots da Altena, seu projeto de arquitetura ou decoração se torna mais eficiente e moderno. Para a utilização de vários spots em um provador, é interessante utilizar também o trilho eletrificado da Altena que pode ser utilizado com vários spots ao mesmo tempo, com a possibilidade de movimentá-los onde você precisar.

Confira os produtos da Altena.
Um deles se encaixa perfeitamente no seu projeto.
Entre em contato com a gente e saiba mais!